Educação em tempos de pandemia
Noticias Notícias Educação em tempos de pandemia

Educação em tempos de pandemia

As mudanças trazidas pela pandemia da Covid-19 fizeram com que buscássemos nos reinventar.

O novo modelo de ensino híbrido, foi o maior desafio para professores e alunos, que além de se adaptar ao processo de educação remota, também reformularam o conceito de ensino. Diante do novo cenário na educação, com o modelo de ensino online, foi necessário rever a metodologia e a forma de compartilhar conhecimento.

A relação entre professor e aluno se intensificou, no entanto o aluno se tornou mais independente e o próprio sujeito da sua aprendizagem, mas sempre com a mediação e o auxílio do professor.

A Diretora da Unidade Centro, Rafaela Chagas, ressalta que o acompanhamento diário e a proximidade entre coordenação, professores, famílias e alunos, foi fundamental na reorganização do modelo de ensino.

“Eu vejo que as famílias estão muito tranquilas, porque percebem os filhos tendo as aulas, recebendo o conhecimento, ou seja, o conhecimento está chegando até o aluno, mesmo que à distância”, salienta Rafaela.

A dedicação e o interesse do aluno foram fundamentais na construção do conhecimento, tanto no ensino remoto, quanto no presencial. O desempenho de cada estudante, depende do empenho individual dele e do projeto pedagógico, como comenta Rafaela: “O aluno desenvolveu uma autonomia impressionante, e com o auxílio dos professores, nós nos reinventamos como escola e como equipe”.

“Ser educador em tempos de pandemia é, talvez uma reconstrução pedagógica interna”

“A nossa sensibilidade faz com que as pessoas que estão à nossa volta acreditem que estamos trabalhando pelo melhor de cada um, professor, aluno e família. A educação precisa ser empática sempre. O professor precisa sempre ser empático com seu aluno, seja em período pandemia ou não, se colocar no lugar do outro é imprescindível no processo educacional e humano”, explica Rafaela.